Mais do que formar atletas, o Clube de Futebol «Os Armacenenses» pretende também educar os homens de amanha. Sabemos que este desafio passa por uma formação de excelência com elevada importância nos mecanismos de transferência de conhecimento onde a coesão moral o respeito e a disciplina no seio da própria equipa, são factores preponderantes na formação dos Homens do futuro. Conscientes que os atletas de hoje são os sócios de amanha, queremos dotar os nossos meninos e meninas de competências humanas e sociais capazes de lidar com os desafios da vida em comunidade.
"UMA ESCOLA PARA A VIDA"
Enquadramento teórico
Etapas no Ensino:
ParaPara que os nossos jovens possam ter êxito no futuro, é fundamental que a sua formação se inicie pela base, devendo os alunos passar por um processo de formação coerente, com uma progressão da aprendizagem distribuída por diferentes etapas, com objetivos, estratégias e conteúdos adequados às diferentes fases de desenvolvimento. os jovens possam ter êxito no
Nesta perspetiva a etapa inicial, chamada de ALFABETIZAÇÃO MOTORA, é a nossa primeira prioridade.
O comportamento motor expressa-se através de técnicas corporais concretas, tais como, andar, correr, saltar, agarrar, arremessar, etc.
São as técnicas corporais que vão servir de estrutura base às técnicas desportivas que, qualquer que seja a modalidade desportiva considerada, são uma aplicação especializada daquelas.
Nestas idades a experimentação motora deve ter ainda em atenção as grandes famílias dos movimentos e combinações motoras, como deslocamentos; saltos (em profundidade e largura); suspensões e formas de trepar; jogos de empurrar, levantar, transportar e de tração; jogos de pontaria visando o desenvolvimento da estrutura visual, e as destrezas básicas fundamentais como lançar, correr, parar de repente, reagir a vários estímulos, chutar, agarrar, bater, conduzir ou fazer rolar objetos, etc. A criança necessita de chegar onde o seu impulso a leva. No jogo, fonte inesgotável de prazer e alegria, a criança pode enfim dar azo à sua imaginação criadora e à sua espontaneidade.
São todas estas experiências motoras e corporais que queremos que os nossos meninos usufruam, num ambiente lúdico, integrando zonas de atividade organizadas e zonas de atividade livres, com equipamento fixo e amovível, onde as crianças possam, em segurança, dar plena entrega ao seu entusiasmo e criatividade, aos jogos de livre organização, codificados e não codificados e organizados ou não por si próprios. Os nossos treinadores, vocacionados e com preparação profissional nesta área, ao proporcionar a todas estas crianças situações de aprendizagem como as referidas, estarão, por outro lado, a fornecer-lhes as bases fundamentais para o sucesso posterior das técnicas desportivas e em especial das técnicas desportivas em situação de jogo, apanágio da etapa seguinte na nossa Escola de Futebol.
Futura a esta etapa inicial seguem outras visando a prática específica do jogo: fundamental que a devendo os alunos passar
- Fundamentos da aprendizagem e desenvolvimento do seu processo -
- 1ª etapa - relação do jogador com a bola
- Domínio da bola e equilíbrio do corpo
- Encadeamento das ações técnicas: controlo, condução e remate
- Desenvolvimento do passe e da receção
- Iniciação às noções de ataque e defesa
- 2ª etapa - relação do jogador com a bola e com a baliza
- O remate de precisão
- Encadeamento de ações finalizando com remate à baliza
- Finalização e defesa da baliza
- Finalização eficaz das ações de jogo e construção da noção da defesa da baliza
- 3ª etapa - relação do jogador com a bola, com a baliza e com o adversário
- Princípio de ataque-penetração e princípio da defesa-contenção
- Recuperação e manutenção da posse de bola
- Marcação individual nominal e não nominal
- 4ª etapa - relação do jogador com a bola, com a baliza, com o companheiro e com o adversário
- Jogar com os companheiros progredindo no terreno
- Criar o hábito de se deslocar e de estar constantemente em movimento para passar e receber a bola
- Princípios do ataque - penetração e cobertura ofensiva
- Princípios da defesa - contenção e cobertura defensiva
- Desmarcação e defesa individual-zonal
Consideramos que a aquisição destas 4 primeiras etapas é um dos objetivos primordiais da nossa Escola de Futebol para a progressão ao Futebol de 7 e respetiva competição.
- Futebol de 7 -
- 5ª etapa - relação do jogador com a bola, com a baliza, com os companheiros e com os adversários
- Encadeamento das ações técnicas: passe longo, cruzamento aéreo e finalização de cabeça
- Princípios do ataque - mobilidade e espaço
- Princípios da defesa - Equilíbrio e concentração
- Jogar com os companheiros progredindo no terreno
- Marcação individual nominal
- Ocupação racional do espaço de jogo
- 6ª etapa - relação do jogador com a bola, com a baliza, com os adversários e com a equipa
- Circulação da bola
- Manutenção e recuperação da posse da bola
- Aperfeiçoamento do jogo pelos corredores laterais
- Equipa como bloco dinâmico utilizando os vários sistemas táticos 1:2:3:1; 1:2:2:2:…
- Método de jogo ofensivo utilizando os vários sistemas táticos 1:1:2:3; 1:2:1:3:;…
- Ações tático-técnicas desenvolvidas
O conjunto das ações individuais e coletivas encontram-se organizadas, de forma a preparar convenientemente os nossos jogadores, envolvendo as seguintes componentes:
- Princípios do Ataque
- Penetração (1º atacante)
- Cobertura Ofensiva/Apoio (2º atacante)
- Mobilidade (3º atacante)
- Espaço (Estrutura da equipa)
- Princípios da Defesa
- Contenção (1º defesa)
- Cobertura defensiva (2º defesa)
- Equilíbrio (3º defesa)
- Concentração (Estrutura da equipa)
- Táticas Individuais Ofensivas
- A receção e o controlo de bola
- A condução da bola
- O passe
- O remate
- Táticas Coletivas Ofensivas
- Desmarcação de rutura
- Desmarcação de apoio
- Desmarcação mista
- Desmarcação com trajetória circular
- Tabelinha
- Táticas Individuais Defensivas
- Desarme
- Interceção
- O guarda-redes e a defesa da baliza
- Táticas Coletivas Defensivas
- Marcação à zona
- Marcação individual
- Marcação mista
- Dobra
- Compensação